Segurança no Gmail – Proteja suas informações

O e-mail é uma importante ferramenta de trabalho e um aliado importante para uma comunicação mais dinâmica e sem barreiras. Nele, armazenamos centenas de informações que auxiliam o nosso dia a dia e criamos relacionamento com pessoas para os mais devidos fins: profissional, pessoal, estudos ou entretenimento.

Por essas razões que mencionamos acima, é fundamental que a segurança da sua informação seja sempre tratada com o mais absoluto cuidado. E para ajudar os usuários do Gmail (www.gmail.com.br), separamos algumas dicas que podem ajudar muito nesse processo.

Se você sabe que tem informações confidenciais que não podem ser perdidas, de forma alguma, esse conteúdo foi preparado, especialmente, para você. É claro que todos os usuários vão se beneficiar, para isso, basta seguir nossas:

Seguranca Gmail

4 dicas de segurança no Gmail

Dica #1 – Escolha da Senha

Esse, talvez, seja o aspecto de segurança mais importante ao entrar no Gmail. A senha garantirá o acesso a sua área exclusiva dentro da plataforma, por isso, ela deve ser fácil de memorizar, mas, ao mesmo tempo, não pode ser óbvia nem simplória.

Evite senhas como:

  • data de nascimento;
  • seu nome;
  • nome de pessoa próxima;
  • sequências numéricas (ex.: 123456).

O indicado é fazer uma mescla entre números, letras maiúsculas e minúsculas e caracteres. Tente encontrar um padrão que fique fácil para memorizar, porém, que não seja sequencial nem fácil de ser identificado (não se esqueça que há sempre pessoas com olho grande nas senhas alheias).

Dica #2 – Computadores / Redes de Wifi onde você acessa

Todo cuidado é pouco ao acessar um computador que não seja um que você acessa rotineiramente. O primeiro cuidado que deve ser tomado é lembrar-se sempre de fazer o logon ao terminar de ver seus e-mails. Temos a mania de permanecer logado na nossa conta do Gmail. Isso é até bom, quando você está em seu computador, pois o Google consegue identificar suas preferências e apresentar informações mais personalizadas, porém, você não pode adotar essa prática em computadores públicos ou em locais que você não costuma frequentar.

Acessar o e-mail de computadores e redes de wifi públicas será sempre um risco que você deve ter consciência, pois há também a questão de vírus – algo comum em máquinas como essa. Por essa razão a dica principal é sempre evitar esse tipo de acesso.

Dica #3 – Cuidado ao abrir anexos e clicar em links

A prática de span é algo muito forte na internet e nenhum e-mail consegue escapar dessas mensagens maliciosas. Por isso, ao menos que você saiba a origem do e-mail recebido nunca faça o download do anexo ou clique no link que está no corpo da mensagem, pois eles contém vírus que podem roubar seus dados pessoais e/ou prejudicar seu computador. Caso o e-mail seja desconhecido ou fique evidente a prática de span, nem ao menos tenha o trabalho de abrir a mensagem.

Lembre-se que os bancos, faculdades e órgãos do governo, por exemplo, não costumam se comunicar por e-mail, principalmente para solicitar dados ou para envio de boletos.

Ao notar que você está sendo vítima de prática de span, faça o report para o Gmail, pois assim, ele saberá trabalhar melhor com essas mensagens maliciosas.

Dica #4 – Tenha um e-mail secundário cadastrado

O Gmail te dá a possibilidade de cadastrar um e-mail secundário. Ele serve para que você possa recuperar seus dados, caso você perca suas informações de acesso e serve também como uma forma alternativa de comunicação com o serviço. Lembre-de que esse e-mail secundário deve ser acessado com periodicidade, pois muitos serviços de e-mail costumam excluir as caixas que não são movimentadas.

 

Com essas 4 dicas de segurança para o Gmail você ficará muito mais tranquilo quanto a segurança dos seus dados, documentos e informações. Lembre-se de levar esses 4 pontos com você por onde for, afinal, o incômodo que pode proporcionar qualquer acidente vinculado a falta de cuidado com a segurança pode ser muito grande.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

5 Comments

  1. ELSA ROSA GARCIA RODRIG
  2. A e tão dificio de criar um endereço
  3. mauro vargas da rocha
  4. Amantino Thomazi
  5. Amantino Thomazi