Como Consultar CNPJ

Consultar CNPJ – O Cadastro Nacional de Pessoa Física (CNPJ) é o número único que uma empresa possui junto a Receita Federal (órgão que, além de muitas funções, cuida da regulamentação do serviço privado no Brasil) – uma espécie de cadastro. Com esse número, a empresa é capaz de iniciar suas atividades de forma legal, recolhendo e pagando impostos e declarando-os uma vez ao ano através do imposto de renda.

Com o número do CNPJ em mãos, você pode consultar diversos dados sobre a empresa em questão, principalmente a regularidade dela junto aos órgãos governamentais. Com apenas alguns cliques, é possível saber dados como Nome da empresa, atividade, endereço, telefone, e-mail e tempo de atividade.Com esses dados, você pode averiguar a legitimidade da empresa com a qual você fará negócios.

Receita Federal - Brasil

Caso você tenha um número em mãos e queira levantar esses dados, veja um passo a passo sobre como acessar e consultar CNPJ.

Consultar CNPJ – Passo a Passo no novo site da Receita Federal

No novo site da Receita Federal ficou um pouco mais difícil consultar CNPJ, porém, não é nada que não podemos ajudar. A primeira coisa que você deve ter é o número do CNPJ da empresa que será consultada. Ele é imprescindível para que você tenha acesso aos dados. Vale lembrar que essa consulta é grátis, você não paga nada por isso. Após separar o número, você deve seguir os passos abaixo:

Passo 1 – Acesse o site da Receita Federal (http://idg.receita.fazenda.gov.br/). Nesse portal você terá todas as informações sobre a situação da empresa e do CNPJ consultado. Além disso, no site você também pode acessar informações sobre pessoa física (a partir do CPF – correspondente ao CNPJ, porém para pessoa física);

Passo 2 – No menu à esquerda, você notará que existe a opção “Empresa”. Clique nesse item do menu;

Consultar CNPJ - Passo 2

Passo 3 – Na página especial para empresas, você deve clicar na opção “Cadastros”;

Consultar CNPJ - Passo 3

Passo 4 – Você verá uma lista de serviços. Role o mouse até a opção “Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral no CNPJ” e clique;

Consultar CNPJ - Passo 4

Passo 5 – Você verá uma pequena lista de serviços. Lá, há a opção “Acesso direto ou com senha específica”. Clique nessa opção e não se preocupe com a senha, pois não será necessário senha para consultar CNPJ;

Consultar CNPJ - Passo 5

Passo 6 – Você chegará ao local onde será necessário inserir o número do CNPJ e os caracteres de segurança. Após informar os dois dados da forma correta abrirá uma página com todas as informações da empresa da qual se refere o CNPJ.

Consultar CNPJ - Passo 6

Viu como é simples? Apesar das mudanças, ainda é muito fácil e rápido consultar o CNPJ. Esperamos ter ajudado você nessa importante tarefa. A partir de agora, antes de fechar qualquer negócio com qualquer empresa, lembre-se de consultar CNPJ para conhecer a idoneidade das empresas.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

4 Comments

  1. IOLETE REGINA SEIXAS NIERADKA
    • admin
  2. geová santos ferreira
  3. geová santos ferreira