Como fazer Backup

Como fazer backupComo fazer Backup – O computador é objeto de trabalho de muitas pessoas. Nele, guardamos arquivos importantes e que devem ser mantidos com total segurança. Além do trabalho, o computador é um dos objetos de lazer mais utilizados nos dias atuais, e nele, também temos arquivos importantes, seja um jogo especial, até fotos e vídeos de momentos em família.

E você já pensou se o computador sofre alguma pane e todos os seus arquivos importantes se perdem? Isso é possível, afinal, o computador é uma máquina sensível a várias questões, como a oscilação da energia, o mau uso ou o longo tempo de serviços prestados. Por isso, você nunca deve dispensar a rotina de backup. Ela é essencial para que você possa manter a salvo seus arquivos.

Mas o que é um backup? A resposta é simples! O backup é uma rotina onde você salva em outro compartimento todos os arquivos essenciais que estão em seu computador. Ou seja, você estará duplicando esses arquivos em outra máquina, de forma automática, ou manual, tudo depende do seu nível de conhecimento em informática para fazer backup.

O mais importante que você deve saber sobre como fazer backup é que os arquivos devem ficar em locais seguros. Existem diversas opções, entre elas, separamos àquelas que julgamos serem as mais interessantes, principalmente, para um usuário de conhecimento intermediário (ou até mesmo baixo) de informática. Conheça agora diversas formas de como fazer Backup:

Backup no E-mail

Backup em emails

Hoje, os serviços de e-mail disponibilizam muito espaço para que você possa trocar mensagens sem se preocupar em apagá-las – já que, no passado, era muito fácil atingir o limite de espaço disponibilizado, obrigando-nos a apagar as mensagens menos importantes.

Com esse aumento de espaço, muitos começaram a utilizar o e-mail como uma forma de fazer backup. Esse método tem como ponto positivo a possibilidade de ter acesso aos arquivos de onde você estiver (é claro que é necessário uma conexão de internet). Outro fator positivo é a segurança da informação, afinal, só é permitido o acesso ao e-mail através de uma senha.

Porém, esse método também tem seus pontos negativos, como: espaço limitado, pois, por mais que os serviços de e-mail ofereçam espaços cada vez maiores, há limites e, muitas vezes, os arquivos pessoas costumam ultrapassar. Outro fator é a falta de organização, pois os arquivos podem ficar espalhados por seu e-mail, dificultando o acesso.

Backup no Google Drive

Google Drive

O Drive é uma excelente ferramenta do Google. Com 15GB de espaço gratuito, você pode armazenar fotos, vídeos e demais arquivos que você tenha em seu computador. Assim como o e-mail, é possível acessar o Drive de onde você estiver. Além disso, nele é possível organizar melhor as informações, facilitando a procura no momento que você precisar.

E caso você ultrapasse os 15GB de arquivos armazenados no Google Drive, ainda é possível comprar espaço. Há planos que podem variar de $1,99 até $299,99 – tudo vai depender das suas necessidades. Outro fator positivo quanto a utilização do Google Drive como Backup é o fator segurança da informação, afinal, o acesso só é permitido com senha.

É claro que a questão segurança pode ser questionada, afinal, há sempre possibilidades de hackear dados e invadir sistemas. E será que podemos confiar, cegamente, no Google? Por isso, a questão segurança deve ser levada como um fator positivo para aquelas pessoas que armazenam dados simples, familiar, nada de arquivos que possam gerar a cobiça alheia.

Backup no Dropbox

dropbox

Outra boa dica de como fazer Backup é a utilização do serviço Dropbox. Assim como o Drive, o Dropbox mantém seus arquivos nas nuvens, ou seja, você tem acesso de onde quiser (e puder). O legal do Dropbox é que você pode acessar sua pasta sem precisar entrar num navegador, porém, lembre-se de instalar o aplicativo do Dropbox apenas em lugares onde o acesso é restrito a você e a pessoas de sua confiança.

O Dropbox também permite o compartilhamento de pastas, ou seja, se mais de uma pessoa necessita arquivar documentos numa pasta em comum, é possível fazer de diversos computadores ou dispositivos móveis.

A versão gratuita do Dropbox pode chegar até em 16GB, dependendo de algumas metas que você cumpra. Assim como o Drive, há diversos pacotes que são precificados de acordo com o tamanho disponível para armazenamento dos arquivos.

Backup em PenDrive

backup em pendrive

O backup no Pendrive está entre as formas mais comuns (e simples) de fazer backup. Talvez, um dos empecilhos é o tamanho para armazenagem desses dispositivos. Porém, se o backup que você tenha não seja tão extenso, o pendrive é uma ótima solução, pois, em qualquer momento que seja necessário, basta “espetá-lo” num computador com entrada compatível para que se tenha acesso aos dados.

Um ponto negativo é a questão de tempo de uso. Assim como o computador, o pendrive pode estragar, e, sua função como backup pode ir ralo abaixo. Outro ponto negativo é o fato de ser um dispositivo pequeno e fácil de perder. Por isso, muita atenção com seu pendrive, caso ele seja escolhido como a melhor forma de fazer backup.

Backup em HD Externo

Talvez, essa seja a forma mais comum de como fazer backup. O preço do HD externo ficou mais atraente nos últimos anos. Outro fator interessante é o fato de poder sincronizar o backup automático do Windows com o dispositivo (veja o vídeo abaixo que explica como fazer).

O uso do HD externo como backup, quando não há uma programação do Windows para que aconteça automaticamente, requer muita disciplina, afinal, será feito de forma manual. Tenha sempre em mente um dia e hora ideal para salvar as informações no HD externo – faça disso uma rotina!

Lembre-se: assim como o pendrive, o HD externo pode perder eficiência com o tempo, por isso, tenha sempre em mente a possibilidade de trocar de HD externo para que seus dados se mantenham sempre seguros.

Acima, listamos algumas opções de como fazer backup de forma segura, simples e barata. Empresas e pessoas físicas, que prezam pelos seus documentos, devem sempre ter em mente que uma rotina de backup é fundamental para a segurança das informações. E vale ressaltar, que, muitas vezes, é importante ter mais de uma opção de backup ao mesmo tempo! Segurança da informação é tudo!! Caso você não tenha familiaridade com as opções descritas acima, entre em contato com técnicos capacitados, exemplifique suas necessidades e tenha a assessoria técnica para manter, sempre segura, suas informações.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie: